Imagem capa - Fotografia de festa infantil: duas dicas essenciais por Helmonth Denisar
Festa infantil

Fotografia de festa infantil: duas dicas essenciais

Por mais simples que pareça, alguns cuidados devem ser tomados ao fotografarmos uma festa infantil para que o trabalho sempre flua da melhor forma possível e para que não percamos os momentos especiais da festa. Diante disso, abaixo seguem duas dicas essenciais que estão sempre no meu checklist ao fotografar uma festa infantil.


Dica 1) Chegue sempre com 1 hora de antecedência no evento


É sabido que o tempo voa em eventos e se não chegarmos com antecedência fica quase impossivel mostrar todos os detalhes da decoração... Eu particularmente acredito que os detalhes tem uma importância grande ao contar aquela história e também para compor o álbum fotográfico. O ideal é sempre chegar pelo menos 1 (uma) hora antes do inicio da festa para fazer com tranquilidade fotos abertas da mesa completa, do salão de festa ou da casa, e depois seguindo (por ordem para não se perder) fotografar o máximo de detalhes possivel com uma lente mais clarinha para gerar um desfoque bonito, uma composição mais artistica etc... Fotografe os bichinhos, registre os docinhos e os bolos capte tudo que puder. Lógico que não é para fazer um ensaio completo do beijinho e perder muito tempo (rs) mas pelo menos uma foto de cada detalhe é sim importante fazermos. 

Depois outra coisa muito importante e que só conseguimos pegar se chegarmos com antecedência é a chegada da criança na festa se for em um espaço de festa fora de casa! Isso mesmo, fotografar a expressão da criança e dos familiares naquele exato momento em que eles chegam e veem a decoração é um momento único e muito importante que não deve ser perdido. 

Por fim, podemos (e devemos) fazer as fotos do aniversariante com os pais, e também com os convidados essenciais (perguntando sempre aos pais quem são essas pessoas que não podem faltar nas fotos: podem ser os avós, os tios, os irmãos, algum amiguinho especial etc). Ahh e um detalhe importante: essas fotos devem ser feitas antes do parabéns, antes que efetivamente comece a "bagunça" e não dê mais tempo de pegarmos a mesa intacta. 



Dica 2) Converse antes! seja gentil com os outros trabalhadores da festa desde o garçom até o DJ (caso tenha)


Pode parecer simples mas esse é um detalhe importante e que muitas gente esquece. Uma coisa que acontece com alguns fotógrafos é chegar na festa dar boa noite e já ir fotografando assim de cara sem conversar antes com os outros colaboradores... Isso é um erro! Primeiro porque não é uma atitude civilizada e, segundo, porque aquele trabalhador que está ali em algum momento pode ser útil caso precisemos de algo... Então antes de começar a clicar efetivamente, reserve uns minutinhos para cumprimentar a todos e conversar: pergunte a decoradora se a mesa já está pronta, ou se em algum momento da festa vai ter teatrinho ou palhaço; será que na hora do parabéns vão ser jogados confetes e serpentinas? Tudo isso influencia no resultado final da foto! Deixe eu dar um exemplo prático e que pode acontecer numa festa infantil. Imagine a seguinte situação: numa determinada festa tem além de você (o fotógrafo) um outro filmaker (o cara que faz as filmagens) e esse não faz parte da sua equipe contratado à parte. Aí naquele momento segundo antes do parabéns você está lá ajustando a sua câmera com a luz ambiente, termina de fazer todos os ajustes, se prepara para clicar quando derrepente o camarada do video resolve ligar uma luz de led bem forte em direção a mesa... (rs) e começa a cantar a musiquinha adivinha o que vai acontecer? Isso mesmo, ele acabou com toda a sua configuração inicial e você terá que se virar para fotometrar tudo novamente em frações de segundo correndo o risco de perder o momento mais importante da festa que é o parabéns. Tenso né?! Tá, mas aí vc me pergunta como resolver isso? É simples, basta uma conversa com antedência para já deixar ajustado esses detalhes e pedir gentilmente ao profissional de video que já deixe a sua luz de led ligada antes de vc ajustar a sua câmera na hora do parabéns, assim nenhum dos dois atrapalha o outro, vc vai gastar menos pilha com o seu flash (rs) e todos saem felizes, principalmente o cliente que ficará satisfeito com o resultado do trabalho. Isso é apenas uma situação hipotética mas que pode acontecer e se acontecer algo parecido devemos estar preparados. Lembre-se que ali na festa somos todos um time e devemos oferecer juntos o melhor serviço a quem nos contratou!


Bacana essas dicas simples, né? Essa é a forma como eu costumo trabalhar, caso tenha gostado também, agora é só colocar no seu checklist e fazer um bom trabalho!